Telefonia

Aliança contra as fraudes telefônicas no Brasil

Despachos decisórios reforçam medidas contra fraudes em celulares

Se por um lado os celulares passaram rapidamente a fazer parte do dia a dia dos brasileiros e se tornaram indispensáveis, por outro, eles também logo passaram a ser responsáveis pelo que é hoje uma das grandes dores de cabeça dos usuários: as fraudes telefônicas. As ameaças que antes rondavam os computadores, hoje encontraram conforto nos bolsos dos usuários, representando uma ameaça não só para eles, como para empresas.  

Em meio a esse cenário em que as fraudes telefônicas se mostram uma preocupação crescente no Brasil, emerge uma poderosa aliada no combate a esse problema: a tecnologia STIR/SHAKEN. Essa tecnologia com a função de autenticar as chamadas telefônicas e mitigar práticas fraudulentas está se tornando uma peça fundamental no arsenal contragolpes por telefone no país.

O cenário brasileiro das fraudes telefônicas

Dados revelam um número alarmante de fraudes por celulares no Brasil: 6 em cada 10 tentativas de fraude no Brasil são feitas pelo celular. Isso prejudica consumidores e compromete a integridade das comunicações telefônicas. Golpes que vão desde falsas promoções até esquemas mais elaborados têm impactado a confiança dos usuários nos serviços de telefonia.

De acordo com relatórios divulgados, o aumento exponencial nas fraudes motivou ações decisivas por parte das autoridades. É nesse contexto que despachos decisórios, como o de junho de 2022, o de outubro de 2022, e o de abril de 2023 ganham destaque.

Despachos Decisórios: medidas cautelares contra fraudes telefônicas

Os despachos decisórios emitidos pelas autoridades regulatórias demonstram um compromisso claro em conter as fraudes telefônicas no Brasil. No Despacho Decisório nº 160/2022/COGE/SCO, por exemplo, medidas específicas são delineadas para fortalecer a segurança das comunicações telefônicas.

Já o Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de outubro de 2022, destaca a importância da colaboração entre as operadoras de telefonia para implementar a tecnologia STIR/SHAKEN. Essa colaboração visa criar um ambiente mais hostil para fraudadores, uma vez que a autenticação das chamadas se torna mais robusta.

O Despacho Decisório nº 103/2023/COGE/SCO, de abril de 2023, complementa as ações anteriores, reforçando a necessidade de atualizações regulares nos sistemas de segurança das operadoras e aprimoramento contínuo das práticas de prevenção.

STIR/SHAKEN: a tecnologia a Segurança

No centro dessas medidas está a tecnologia STIR/SHAKEN, que atua como um escudo contra as fraudes telefônicas. Essa abordagem utiliza a autenticação de chamadas, verificando a legitimidade do chamador e atribuindo uma pontuação de confiança à chamada recebida. Dessa forma, os usuários podem ter maior confiança na autenticidade das chamadas que recebem.

A implementação bem-sucedida da tecnologia STIR/SHAKEN requer esforços coordenados entre as operadoras de telefonia, órgãos reguladores e a indústria como um todo. Os despachos decisórios evidenciam a conscientização e o compromisso das autoridades em enfrentar as fraudes telefônicas de frente, adotando tecnologias modernas para proteger os consumidores.

Um passo importante na defesa do consumidor

Conforme a tecnologia STIR/SHAKEN se consolida como uma barreira eficaz contra as fraudes telefônicas, os despachos decisórios revelam um esforço conjunto para fortalecer a segurança das comunicações no Brasil. Essas medidas cautelares, aliadas à implementação da tecnologia, não apenas desencorajam fraudadores, mas também revitalizam a confiança dos consumidores nas comunicações telefônicas. O caminho rumo a um ambiente telefônico mais seguro e confiável está sendo trilhado, destacando a importância de inovações tecnológicas e ações regulatórias em sintonia.

Assine nossa news

Receba no seu e-mail informações e conteúdos sobre soluções inteligentes para telefonia

Obrigado! Sua assinatura foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Robocalls e o impacto diário na segurança da telefonia brasileira

Chamadas automáticas ou ligações robóticas, as robocalls têm se tornado uma verdadeira praga nas telecomunicações brasileiras.

SAIBA MAIS

Aliança contra as fraudes telefônicas no Brasil

Se por um lado os celulares passaram rapidamente a fazer parte do dia a dia dos brasileiros e se tornaram indispensáveis, por outro, eles também logo passaram a ser responsáveis pelo que é hoje uma das grandes dores de cabeça dos usuários: as fraudes telefônicas. As ameaças que antes rondavam os computadores, hoje encontraram conforto nos bolsos dos usuários, representando uma ameaça não só para eles, como para empresas.

SAIBA MAIS
Uma solução da Hoje Telecom

Fomos criados para transformar a telefonia brasileira

O Verivox é uma solução criada pela HOJE Telecom, que desde 2007 oferece tecnologia e telefonia nas principais cidades brasileiras. Somos uma operadora 100% nacional outorgada pela ANATEL e estamos interconectados com as maiores operadoras móveis e fixas do Brasil. Empregamos tecnologia de ponta, o que garante a qualidade e a confiabilidade das nossas soluções de Voz e SVA. Todo esse know-how nos permitiu criar uma das primeiras e mais completas soluções de STIR/SHAKEN do Brasil, o Verivox.